Ao longo de nossa jornada como empreendedores, tivemos a oportunidade de conhecer diversas pessoas que escolheram trilhar o mesmo caminho, conhecemos pessoas que estavam no mesmo trecho da estrada que nós estávamos, pessoas que ainda estavam dando os primeiros passos, e pessoas que já estavam muito mais adiante que nós. Observando o caminho que essas pessoas traçaram e olhando também as pegadas que nós mesmo deixamos para trás, conseguimos identificar que a grande maioria dos empreendedores de startups seguem uma mesma jornada, que nós gostamos de chamar de Jornada do Empreendedor. Neste post vamos abordar os 4 primeiros passos:

Inspiração:

Assim, como na Jornada do Herói de Joseph Campbell, esta é a primeira fase de um empreendedor, este e o seu “chamado para a aventura.” Esta é uma fase onde o indivíduo está à procura de informações e dados sobre como começar a empreender. Ele está curioso pelo meio empreendedor ou de startups e quer conseguir entrar neste meio, mas está um pouco perdido.

  • Pode ser o cara que tá de saco cheio do chefe;
  • O cara que é bom tecnicamente e acha que pode criar seu negócio (porque foi funcionário em alguns casos);
  • O cara que veio pelo glamour dos milhões e da mídia;
  • O cara idealista, que quer melhorar algo no mundo, ele enxerga um problema que é capaz de resolver e assume a responsabilidade de fazê-lo;
  • O cara que sempre foi apaixonado por um setor específico e sonha em trabalhar com isso;
  • O cara que simplesmente viu uma oportunidade de mercado que ainda não está sendo bem atendida e julga que pode ser uma boa oportunidade para ele.

Esse cara vai buscar propósito, se conhecer, entender os percalços da vida empreendedora, tentar falar com amigos ou conhecidos que empreendem. Neste etapa, muitas pessoas podem descobrir sobre as dificuldades de empreender e chegar a conclusão de que “empreender não é pra elas.” E esse é realmente o segundo passo na Jornada do Herói, a “recusa ao chamado”, Mas você deve vencer o medo do fracasso e persistir em sua jornada!

Aprendizado:

O passo seguinte na Jornada do Herói é “encontrar um mentor” que vai lhe entregar conhecimento e equipamentos que você vai precisar ao longo de sua jornada. É exatamente onde a X4 Start (um dos realizadores do Colisões) entra. Nós trabalhamos como mentores para pessoas e projetos que precisam de um start. Fornecemos conhecimentos e ferramentas para esta aventura. Nesta etapa, o jovem empreendedor já está consumindo material, foi em algum evento e já vislumbra um dia ter sua startup. Está buscando aprender mais para um dia fazer seu negócio. Aqui temos pessoas em diferentes backgrounds técnicos e que vão crescer em diferentes áreas profissionais. Eis algumas características:

  • Ajudar o cara que passou da fase anterior a virar um business man e não apenas um cara de ideias.
  • Chegar no Mínimo Empreendedor Viável
  • Criar um business, não um software
  • Customer Development + Customer Acquisition
  • Conhecimento sobre tecnologias e metodologias e melhores práticas
  • Busca inspiração nas startups mais famosas e nas historias de seus fundadores
  • Participa de mais eventos e tenta conhecer mais pessoas, mais ideias e entender como funciona esse mundo de empreendedorismo

Ideação:

Seguindo nosso paralelo à Campbell, esta seria a “Travessia do primeiro limiar”, ou seja, esta e a etapa onde o Herói deixa o mundo que ele conhece e faz essa travessia para um mundo novo e desconhecido onde vai viver sua aventura. Da mesma forma é o que ocorre com o empreendedor neste momento, ele está abandonando o mundo que ele conhece, o mundo de trabalhar como funcionário em uma empresa tradicional e está cruzando a linha para entrar neste novo mundo do empreendedorismo.

Após ter dados mais concretos ou ter participado de um evento mais mão na massa, como o Startup Weekend, por exemplo, ele está pronto para desenhar seu negócio. Está levando mais a sério a possibilidade de chegar a ter uma empresa formalizada, mas ainda está experimentando que tipo de startup quer criar.

Co-fundação:

Este é um passo crucial, tanto na Jornada do Herói, quanto na Jornada do Empreendedor. Na Jornada do Herói, este é o memento onde ele passa pelos primeiros teste, encontra seus aliados e seus inimigos. Aqui você também vai passar pelos seus primeiros testes, e vai formar a sua equipe e descobre quem é seu inimigo. Neste caso o inimigo geralmente não é uma “pessoa que não vai com a sua cara”, mas sim o problema que o seu empreendimento resolve, o que a sua startup luta para eliminar do mundo.

Com a ideia debaixo do braço, o indivíduo começa a buscar co-fundadores para juntos tirarem a ideia do papel. Neste momento ele ainda não tem certeza se o negócio é bom o suficiente. Ele tem seus sonhos e deve cativar outros para seguirem juntos na jornada.

É nesta fase que o Colisões entra. Justamente pra você que acabou de entrar neste mundo de empreendedorismo, já está enfrentando alguns desafios e se sente sozinho. Agora vai precisar de apoio, de aliados, de conhecimento e equipamentos para poder vencer estes primeiros desafios e continuar sua jornada! Venha fazer parte do nosso curso! Aqui você encontrar tudo o que precisa neste momento!

Na nossa jornada, ainda teremos mais 7 passos antes de concluí-la. Mas por enquanto, vamos ficando por aqui. Conte pra gente nos comentários se você conseguiu se identificar nos passos acima.