Sobre nós

A nossa missão é desenvolver a mentalidade empreendedora e aperfeiçoar as capacidades do indivíduo para que ele participe da criação de projetos com potencial de se tornar negócios de alto impacto, seremos um terreno fértil para a colisão de experiências, conhecimentos, metodologias, ideias, projetos e indivíduos que gerem um suporte sólido para o início da jornada empreendedora.

O Colisões foi criado em 2014 a partir da percepção de que havia um gap entre o que as aceleradoras esperavam dos empreendedores e o que estes empreendedores estavam capacitados a entregar.
Muitos investidores reclamavam dos projetos nacionais dizendo que faltavam “boas ideias”, mas nós percebemos que na verdade faltam bons times!

Mesmo com uma grande evolução que nosso ecossistema teve de 2014 para cá, mesmo com as pessoas buscando conhecimento e participando de diversos eventos e iniciativas para o fomento de empreendedorismo de startups no Brasil, a taxa de mortalidade entre startups permanece extremamente alta, muitas pessoas estão entrando rápido neste mercado e saindo mais rápido ainda. Muitas idéias surgem, porém poucas se traduzem em negócios reais que sobrevivem no mercado.

 

Mas porque isso acontece?

Percebemos que a grande maioria das startups que fracassaram, careciam de algo básico e extremamente importante, UM BOM TIME. Não somos só nós que temos essa visão, muitas pessoas do ramo também estão chegando a essa mesma conclusão. Isso porque o time é o coração da startup. Eis alguns papéis do time:

 

É o time que vai ter a sensibilidade de entender as necessidades de um certo grupo de pessoas e deve ter a capacidade de entregar algo que supra essa necessidade através de um produto ou serviço.

É ele quem vai pegar um simples ideia, e transformar aquilo em um startup duradoura e lucrativa.

É quem vai enfrentar todos os maus momentos da startup.

Por isso ele precisa ser bem construído, pois ele é a base de sustentação da startup e não importa o quão boa seja a construção de algo, sem uma boa sustentação tudo desaba.

 

Ter um time motivado para tirar uma boa ideia do papel não é o suficiente. Muitas equipes começam assim (acredito que a maioria, poucos entram com “má vontade”), porém os problemas durante o percurso vão minando o time. São problemas que praticamente todas as startups enfrentam, mas a minoria de fundadores está pronta pra passar por isso.

 

Problemas como: Quais serão as porcentagens de cada um, ou falta de alinhamento de expectativas em relação ao futuro do negócio, ou mesmo quando a inicial é invalidada (acredite, isso acontece com praticamente todas as startups) as pessoas querem simplesmente desistir.

 

Criamos o Colisões por identificar essa necessidade de novos empreendedores de desenvolver seu potencial individual e também como criar um time forte. Queremos ajudá-los a ter a equipe da sua startup misturando espírito de equipe, resiliência, competência, capacidade de execução e empatia e sensibilidade para que os membros se compreendam.

 

Este empreendedor precisa compreender que as coisas não são tão simples quanto parecem. Precisa ainda desmistificar alguns “mitos do empreendedorismo” e contar algumas verdades que gostaríamos de ter ouvido no início de nossa jornada. E por mim precisa ouvir sobre coisas importantes que às vezes são deixadas de lado por quem começa uma startup, como gestão e vendas.

 

Criamos este site e o curso porque acreditamos que os empreendedores precisam ser melhor preparados para empreender. Uma vez bem preparados geram bons times e, bons times criam boas startups. Desenvolver empreendedores é o primeiro passo para desenvolver e expandir todo o ecossistema de startups e empreendedorismo no país